Trending Topics que abaralaram o mundo (mas só até a novela começar)

Todo usuário de rede social já esbarrou, pelo menos uma vez na vida, em algum “revolucionário de sofá”. São aquelas pessoas que tentam mudar o mundo a cada abaixo assinado, vídeo compartilhado no Facebook e nova hashtag. Seja ela extraordinária ou mais um burburinho da semana.

As redes sociais ganharam caráter democrático, e é indiscutível que sejam esferas de discussão pública. Não há, hoje, maneira melhor de expressar as revoltas contra tudo o que está errado e fazer com que seu vizinho fique sabendo da polêmica, muitas vezes colocada pra fora das pautas das grandes mídias. Porém, na maioria das vezes, se não em todas as vezes, as revoltas são apenas “fogo de palha”, transformadas em cinzas em menos de uma semana.

Caso você tenha tirado um cochilo nesses últimos dois anos e nenhum ruído de balbúrdia digital tenha invadido o seu quarto, esse texto é uma pequena retrospectiva dos principais Trending Topics do Twitter que tentaram mudar o mundo. Ou, esse texto também é para você, revolucionário de carteirinha, que esqueceu de empunhar a bandeira esquerdista quando surgiu uma foto de um gatinho fofo, ou um meme novo que resume a sua vida.

Imagem

SOPA e PIPA

Pra quem ficou com preguiça de jogar no Google, SOPA e PIPA são projetos de leis antipirataria nos EUA que, quando aprovados, afetariam toda a maneira como a internet é feita e compartilhada. Deu um grande rebuliço e até o Megaupload foi fechado (~todos chora~). Muitos sites da internet fizeram suas manifestações e tiraram seus conteúdos do ar, na ação que foi chamada de “o apagão da web”, que aconteceu no dia 18 de Janeiro desse ano (você pode ver alguns sites aqui). E como não poderia deixar de ser, virou TT no mundo todo.

No Brasil, na tarde do dia 18, #STOPSOPA era primeiro lugar nos TTs e SOPA era o terceiro.

E aí?

A Lei ainda não foi aprovada e apesar de não ser mais TT, parece que essa “luta” ainda continua, representada principalmente pelo Grupo Anonymous, que está derrubando alguns sites importantes como protesto.

Kony2012

We are the world, we are the children…
Vamos salvar as criancinhas da África de um cara muito muito mal? VAMOS! Como?
Basta compartilhar a campanha Kony2012! Nossa, fácil assim?

Imagem

Fácil até demais! Em 08/03/2012 KONY2012 era TT Mundial e o vídeo tinha mais de 100 MILHÕES de visualizações!

No vídeo, as pessoas descobriam que Joseph Kony abduzia crianças e transformava-os em membros de um exército, que distribuía estupros e assassinatos por toda Uganda e parte da África. Você poderia ajudar a parar esse monstro divulgando o vídeo e, caso desejasse, poderia comprar um KIT de divulgação por alguns dólares. Dinheiro que ajudaria a caçar esse tal de Kony.

Porém, descobriram que além da força de Kony na Uganda ter sido dizimada, o dinheiro não serviria somente para salvar as criancinhas abduzidas e possivelmente financiaria o exercito da região, que faz exatamente o que Joseph Kony faz, ou seja, estupro e morte de inocentes.

E aí?

A Invisible Children ficou famosa, o cara que fez o filme surtou e….Joseph Kony ainda está livre.

 #ForaAlguém
#foraSarney, #forabolsonaro, #foraricardoteixeira

O povo Brasileiro cansa e pede que seus representantes saiam!

Imagem

oie

José Sarney, esse nosso querido dinossaurinho da política, está no poder do Senado há 6 anos não consecutivos (desde de 1995 até hoje), foi nosso presidente em 1985, além de ser praticamente dono do Maranhão. Acusado de nepotismo e desvio de verba pelo Estadão, pela Folha de SP e até pelo britânico The Economist, gerou um movimento que tomou a internet e até as ruas, o #foraSarney, que ficou entre os mais falados do microblog em junho de 2009.

Imagem

cabelo desarrumou

Jair Bolsonaro, militar que ocupa uma cadeira aconchegante na Câmara dos Deputados, é acusado de ser homofóbico e racista, além de ser a favor da ditadura.

#foraBolsonaro tomou o microblog durante o fim de março de 2011, depois dele aparecer no CQC polemizando assuntos delicados (vídeo acima).

Imagem

vey descobriram

Ricardo Teixeira era presidente da CBF, que controla o futebol nacional. Além disso, era membro do Comitê que organizava a Copa do Mundo no Brasil e foi exposto em várias mídias (menos a Globo) mostrando o cartola oferecendo propina, revelando como controlava a mídia de massa.

#foraRicardoTeixeira foi TT por 3 dias em julho de 2011, antes do Twitter tirar do ranking por achar que era SPAM.

E aí?

Os brasileiros parecem esquecer que vivem em uma democracia e que seus representantes são frutos de suas escolhas. A falta de critério gera escolhas precipitadas na hora de digitar os números na urna eleitoral. Quando surgem as consequências, cria-se contradição com a máxima “TODOS OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS” e “ODEIO A POLÍTICA”.

O Sarney ainda tá lá, Bolsonaro também… Já o Ricardo Teixeira renunciou pra “cuidar da saúde e da família”.

Movimento Gota D’Água

Alguém se lembra da Hidrelétrica Belo Monte? Do movimento Gota D’água? Da Maitê Proença tirando a camiseta e o sutiã? Do vídeo que foi amplamente divulgado no Facebook e no Twitter?

O vídeo tem mais de um milhão e seiscentas mil visualizações só no seu canal oficial e luta contra a construção da Usina de Belo Monte que alagaria uma parte da Amazônia onde, inclusive, está localizado o Parque Nacional do Xingu.

E aí?

No fim das contas a hidrelétrica não ia destruir a Amazônia e nem poluir os rios. Não era tão cara e… Está sendo construída com previsão de começar a funcionar em 2015.

Aonde queremos chegar?

Imagem

¯|_(ツ)_/¯

A grande revolução da internet colocou-a como uma acessível ferramenta de pesquisa e, justamente por isso, não pode ser palco de julgamentos e críticas pouco embasadas, ou até mesmo de informações falsas. Podemos ainda apontar as celebridades que “morreram” mas, só na rede. Cid, o @naosalvo, mostrou na Campus Party como um HOAX (notícia falsa) se espalha. #RIPSeuBarriga chegou a ser segundo lugar nos TTs Brasil no dia 08/02/2012 e não passava de uma brincadeira.

Além disso, o excesso de informações faz com que a internet fale sobre tudo e, no fim, não fale sobre nada. O que em um dia é TT, no dia seguinte pode já ter sido esquecido. A Revolução do Sofá é mesmo nossa “long tail”, onde começa com uma explosão de interesse, logo suprimida por outra novidade.

A chamada Revolução 2.0 é importante como gatilho para as pessoas investigarem, não esquecendo que as redes sociais não são fontes confiáveis. Buscar informações e demonstrar-se indignado continua sendo importante. A cura da “revolução de sofá” não é buscar o contrário, pessoas acéfalas que se mostram indiferentes aos absurdos, e sim levar as discussões para fora da sala de estar.

Airo Munhoz para YouPix

~ por airomunhoz em abril 2, 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: